sábado, 11 de abril de 2009

DIA DE CONCURSO PÚBLICO (E FUTURAS COBRANÇAS)

Amanhã seria o aniversário do meu finado avô (tenho certeza que Deus o tem) e, também, dia de concurso público.
Enfim, devidamente formado em Direito, aprovado (mas não classificado) em outros concursos, creio que nunca fiquei tão de saco cheio na minha vida.
Sabem, eu direi algumas verdades para vocês, que até servirão de desabafo para mim pois estou precisando disso:

- Minha vida é baseada numa espécie de experiência errante onde, apesar de ter acesso à quase tudo que a maioria tem, sinto um tremendo vazio aqui dentro.

- Eu sei que isso não é privilégio meu, meus caros, e nem seria, não é verdade? Todos passamos por esse tipo de situação/momento/dilema em alguma fase da vida... mas creio que isso passe a tornar-se algum tipo de problema a partir do momento que está incorporado ao nosso cotidiano.

- Já procurei ajuda em diversos sentidos, tenho diversas perguntas, muitos questionamentos, mas nenhuma resposta concreta sobre estes.

- Acabei de me lembrar do filme "A Procura da Felicidade", especialmente da cena onde o personagem do Will Smith cita a Constituição dos Estados Unidos dizendo que todos tem o direito de perseguir a própria felicidade...

- Isso foi algo que, para mim, marcou no longa e, nesse exato momento, penso a respeito disso.

- Façam o seguinte questionamento, internamente: seria isso possível aqui, no Brasil?

- Vamos analisar tal indagação com base única e exclusiva na Pátria.

- Esse país em que vivemos teve, por origem, qual antiga nação Européia? Portugal.

- Talvez muitos de vocês não saibam mas "TODAS AS EX-COLÔNIAS PORTUGUESAS" fomentam diversos problemas sociais e, conforme contato que mantive com parentes, amigos, mestres e palestrantes, isso é uma regra num país que teve Portugal como colonizador.

- Também pudera... com uma Corte corrupta como a lusitana daquela época, não poderíamos esperar muito.

- Enfim, de toda sorte, ou melhor, na pior sorte, esta Corte veio cair em terras tupiniquins e, conforme já amplamente retratado, literalmente, esculhambaram, de uma vez por todas, o País.

- Dando um salto no tempo, anos passaram, já houveram 8 Constituições de lá para cá, algumas outorgadas, a maioria não, e não percebemos significativas mudanças no país.

- Pelo contrário, cada dia mais há mais pobres ou pessoas morrendo de fome, o Governo, ao invés de criar programas sociais que possibilitem o trabalho universal à todos, está mais interessado em gerir uma parcela significativa da população através de programas como o bolsa-família, bolsa-escola, bolsa-sei-lá-o-que, e não cabe a mim julgar qual o propósito de cada um desses.

- Voltando ao tema, muitos dos que estavam na última constituinte ainda continuam nas casas que compõem o Congresso Nacional ou estão em alguma esfera do governo, seja a União, Estados, Municípios ou Distrito Federal... e maioria desses o povo chama de ladrões.

- Então eu me questiono: se a voz do povo é a voz de Deus, como já diria o dito, e se o povo chama seus representantes de bandidos, corrruptos, ladrões, etc... como poderemos alcançar a Felicidade?

- Eu não preciso ir muito longe no tempo para dar um exemplo... a pouco mais de 10 anos, a história recente do Brasil teve o seu segundo Presidente pós-Ditadura deposto, através do Impeachment, pelos motivos que todos sabemos - e, sendo 2:55 da manhã, me falta paciência e sobra sono - esse mesmo sujeito, que MILHÕES de caras-pintadas chamaram dos mais diversos impropérios, é Senador e, como também é notório, responsável pela comissão do PAC.

- É bem sabido que a Lei de Gersón é enrraigada no sangue do brasileiro... todo mundo quer levar vantagem em cima de todos...

- É bem sabido, também, que o brasileiro é muito burro por tomar todas as medidas para que tudo continue como sempre foi.

- Daí eu me pergunto: como vou encontrar a minha felicidade num país onde sempre existirá alguém objetivando ter alguma vantagem às minhas custas e com um povo burro que deseja afundar cada vez mais na m... cova, cavando a própria sepultura?

Além disso, tenho que dizer que, refletindo sobre tudo o que escrevi, eu também sou um burro por acreditar e viver num lugar como esse e com esse tipo de gente (salvo raríssimas exceções).

Dando uma bola para o Diogo Mainardi, e viva "LULA, MINHA ANTA".

"Bem que eu poderia viver nas tempos de Ditadura pois só assim eu morreria por algum ideal concreto". (frase de banheiro)

Um comentário:

Guilherme Flores disse...

muito bonitas palavras cara (na verdade nao foram nada de especial) mas já que vc tá falando tão mau do Brasil e do povo brasilirio eu me sinto encorajado a perguntar: O que você já fez para mudar isso?

  • CHOOSE LIFE
  • BODEJEM O MUNDO
  • texto-a-ser-exibido