terça-feira, 14 de abril de 2009

MASSIVE ATTACK

Particularmente, uma das melhores bandas de trip-hop, o Massive Attack surgiu na cidade de Bristol, Inglaterra, no ano de 1988.

Tem como membros 3D (Robert Del Naja) e Daddy G (Grant Marshall), na formação atual.

O Primeiro é, simplesmente, um dos fundadores do estilo naquela cidade e o primeiro álbum de sucesso surgiu em 1991, "Blue Lines", recebendo valiosas recomendações tanto da mídia quanto público.

O Estilo é uma mistura de hip-hop, jazz e soul com percussão lenta e batida muito densa... tanto sucesso fez que influenciou diversas bandas e quadros da televisão brasileira - toda noite tocam várias durante o fantástico.

O segundo álbum foi lançado em 1994, "Protection", sendo nítida a utilização de mais instumentos de corda e uma adicional batida dub, além da participação de Tracey Thorn, vocalista da banda Everything but the Girl, que tem uma belíssima voz.

O terceiro álbum do Massive Attack, lançado em 1998, "Mezzanine" alterou, novamente, o estilo padrãoo, ao ter mais presente as guitarras na base das músicas. Del Naja declarou que este álbum "estava mais a seu gosto". Porém ele também admitiu que adquiriu o seu próprio modo "sendo teimoso, enquanto tinha acessos de raiva — o habitual comportamento infantil de merda". Também marcou o trabalho a presença da própria voz do Robert em músicas como "Inertia Creeps" e "Risingson". A primeira teve influência das experiêcias de 3D em Istambul, cabendo destacar que explora batidas de várias culturas. Nessa fase, a vida pessoal e o relacionamento entre os membros da banda estavam bem conturbadas, com direito a desentendimentos públicos até que Mushroom (membro da formação original) abandonou a banda, devendo ressaltar que, além disso, piorando ainda mais o ambiente, Del Naja foi acusado pelo Governo Britânico de acessar sites de conteúdo pornografico Infantil, pedofilia. Nada foi provado e o caso arquivado, evidentemente. Acredita-se na relação disso com o protesto contra a guerra do Iraque feito na mesma época por ele e Damon Albarn, o vocalista do Blur, que compraram anúncios de páginas de revistas inteiras para expressar descontentamento com o envolvimento da Inglaterra na Guerra.

O quarto álbum, "100th Window", 2003, era definitivamente para ser um projeto solo de Del Naja. Atraiu muitas críticas positivas como a da Stylus Magazine que dizia: "O 100th Window é uma Obra-Prima do seu gênero" e "...Soa fresco e maravilhoso".

Após 15 anos de carreira vem o Collected lançado no ano de 2006, que reúne os maiores sucessos e músicas inéditas e raras em dois álbuns. Destaques para as faixas "Live with Me" e "False Flags", que, de acordo com Del Naja, dão uma prévia do que será o próximo álbum. A banda volta a gravar "Weather Underground", o quinto álbum, que está para sair desde 2007 e continua sem data prevista.

Abaixo, um clipe com a minha predileta deles, "Dissolved Girl", tendo como tema o filme "Immortel (ad vitam)".



Fonte de pesquisa: wikipedia, www.massiveattack.co.uk

Nenhum comentário:

  • CHOOSE LIFE
  • BODEJEM O MUNDO
  • texto-a-ser-exibido